Nível Que Importa ? Delírios Caórdicos 06 A-B-C

 Os vídeos Delírios Caórdicos entrarão no armário após fechar o C do ABC desse número 6.

Daí ficaremos um tempo sem novos vídeos....

Aqui onde estão o Delírios Caórdicos 06 A e Delírios Caórdicos 06 B

https://odysee.com/@del%C3%ADriosca%C3%B3rdicos:4/DCJTI06A:7

e

https://odysee.com/@del%C3%ADriosca%C3%B3rdicos:4/DCJTI06B:e

 Estes nem colocarei nas big techs do FB e YT...

EM breve a parte C deste Delírio Caórdico 06 em 3 partes...

 

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E aqui um texto de https://www.pensarcontemporaneo.com/ser-livre-nao-e-libertar-se-dos-outros-mas-de-si-mesmo-de-acordo-com-epicteto/ - Artigo reproduzido do site Rincón de la Psicología

Ser livre não é libertar-se dos outros, mas de si mesmo, de acordo com Epicteto

Buscamos a liberdade quando um cego procura suas chaves. Como resultado, não é estranho que acabemos imbuídos em uma busca malsucedida, condenada previamente ao fracasso, sem perceber que o que buscamos fora está dentro. Sem perceber que a liberdade externa não é nem mais nem menos do que a medida em que conseguimos conquistar a liberdade interna, parafraseando Gandhi.

Os estóicos podem nos dar uma lição incrível sobre liberdade, especialmente Epicteto, que foi escravo em Roma durante parte de sua vida. Para esse filósofo, a verdadeira liberdade não significa apenas livrar-se das correntes da sociedade, suas normas e pressões a que somos submetidos pelos outros, mas nos libertar das correntes que às vezes nos impomos. E esse é um conceito que agora, mais do que nunca, devemos internalizar.

Apatheia: A liberdade que vem da equanimidade

Apatheia é, para os estóicos, o estado de espírito que alcançamos quando somos libertados de distúrbios emocionais; isto é, quando somos capazes de gerenciar nossas paixões e emoções de tal maneira que elas não gerem um desejo por coisas que estão além do nosso controle.

Não se trata de assumir uma atitude indiferente em relação ao mundo ou sucumbir à apatia, mas de alcançar um estado de equanimidade no qual alcançamos sabedoria suficiente para diferenciar o que podemos mudar e o que não podemos, o que está em nossas mãos e o que corre entre eles, pelo que vale a pena lutar e pelo que devemos deixar de lado.

Se não conseguirmos estabelecer essa diferenciação e nos apegarmos a coisas que estão além do nosso controle, acabaremos sendo escravos de nossas emoções e desejos, condenados a sofrer inutilmente, porque pouco podemos fazer para mudar o curso desses eventos.

Sêneca deu um exemplo que ecoa em todos nós devido à sua força emocional: “Se você quer que seus filhos, sua esposa e as pessoas que você ama vivam para sempre, você é estúpido: porque você quer que o que não pode controlar esteja sob seu controle e que o que pertence aos outros pertença a você ”.

De fato, o filósofo pensou que, se queremos e dependemos de coisas que os outros controlam, também corremos o risco de nos tornar escravos. Se nossa autoestima depende da aceitação dos que estão ao nosso redor, estamos acorrentados a eles. Se deixamos a roleta do destino misturar nossas emoções, também somos seus escravos. A maneira de alcançar a verdadeira liberdade, portanto, seria livrar-se desses apegos e desejos.

“O dono de ‘si’ é a pessoa que tem o poder de conceder ou tirar o que queremos ou não queremos. Quem quer ser livre não deve querer nada, ou evitar qualquer coisa que seja controlada por outros. Caso contrário, ele será forçado a ser seu escravo ”, pensou Epicteto.

A mente como ponto de partida da liberdade

Os estóicos pensavam que a única coisa que temos certeza de poder controlar é a nossa mente. No Enquiridión , Epicteto afirma que temos o poder de gerar nossa paz interior e que ninguém mais pode nos dar essa tranquilidade, apenas nós podemos alcançá-la. O caminho obviamente não é fácil.

Mas podemos começar aceitando que há muitas coisas que não podemos controlar. Assim, em vez de gastar energia inutilmente para alimentar esses desejos, seremos capazes de redirecionar essa força naquilo que podemos controlar.

Epicteto explica como nossa maneira de abordar as coisas pode nos libertar ou, pelo contrário, nos preocupar e sofrer mais do que o necessário: “A enfermidade é um impedimento para o corpo, mas não para o poder de escolha, a menos que então escolha. A claudicação é um impedimento para a perna, mas não para o poder da escolha. Você deve aplicar isso a tudo o que acontece com você, porque descobrirá que qualquer coisa é um impedimento para outra coisa, mas não para você.

Epicteto sabia muito bem do que estava falando, desde que ele era manco, aparentemente desde o nascimento. Portanto, suas palavras não são teoria, mas prática. Ele estava convencido de que eventos externos só terão o poder que nós confiamos a eles. Se nos apegarmos a algo, e não pudermos mudá-lo, acabaremos sofrendo, imbuídos em um ciclo autodestrutivo.

Se mudarmos de foco, esse milagre ocorre no qual nada muda, mas tudo muda para nós. Ele explicou: “Com relação a tudo o que acontece com você, lembre-se de concentrar sua atenção em si mesmo e descobrir qual capacidade o ajudará a lidar com isso. Se você enfrentar trabalho duro, encontrará resistência. Se você for repreendido, encontrará tolerância. Dessa maneira, se você se acostumar, as aparências não o desviarão.

Trata-se, portanto, de encontrar a qualidade ou habilidade certa para equilibrar eventos, mesmo os mais negativos, para que eles não alterem muito nossa paz interior ou se tornem uma oportunidade de dar outro passo em direção à verdadeira liberdade.

“Sempre que algo nos incomoda, nos perturba ou aflige, não devemos culpar os outros, mas a nós mesmos; isto é, para nossas próprias opiniões. Uma pessoa imatura censura os outros pelo mal que lhe acontece; uma pessoa que começou a amadurecer se reprova; mas uma pessoa madura não censura o outro nem a si próprio ”.

Quando você alcança esse grau de maturidade, pode desfrutar da Apatheia venerada pelos estoicos, aquela que nos garante a mais completa liberdade de todas: a liberdade interior.

 

 

 

 

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