Enraizamento e Aterramernto

 

"Aterramento: Os Benefícios Do Contato Direto Com a Terra
Você gosta de andar descalço na praia ou sentir a grama entre os dedos dos pés? E qual a frequência que seus pés tocam diretamente a terra? Pois se você se sente bem e tem o hábito de andar descalço, além de fazer parte de uma minoria, você está proporcionando benefícios à sua saúde, além do comumente pensado.
Os pesquisadores descobriram que há uma relação significativa entre a carga elétrica de nossos corpos e o chão. Seu coração, cérebro, sistema nervoso, músculos e sistema imunológico são todos subsistemas elétricos que operam essencialmente dentro de um corpo “bioelétrico”.
De fato, determinou-se que a Terra funciona como um reservatório natural de energia. Se uma pessoa tem excesso de carga negativa (excesso de elétrons), este excesso é absorvido pela Terra. No caso de uma deficiência de elétrons, então, a Terra pode fornecer o que é necessário para alcançar a homeostase. Esta é uma descoberta verdadeiramente surpreendente: pisar no chão pode ajudar a nos equilibrar eletricamente.
Nas últimas décadas, temos escutado sobre oxidação e antioxidantes em relação ao processo de envelhecimento e doenças, e sobre os ‘culpados’ radicais livres. Um radical livre é uma molécula que se tornou instável pela falta de um elétron, ‘tomando’ elétrons de outras moléculas para se estabilizarem, mas, no processo, elas produzem mais radicais livres que, com o tempo, podem danificar qualquer tecido e levar ao envelhecimento, inflamações e doenças.
Os radicais livres são formados nos nossos corpos naturalmente como um subproduto de stress, campos eletromagnéticos, processos metabólicos naturais e toxinas ambientais e alimentares. A solução da natureza para eles são os antioxidantes, substâncias que ajudam a acabar com a oxidação, fornecendo elétrons aos radicais livres, sem se tornarem, elas próprias, radicais livres.
Quando você se aterra, você está utilizando uma forma oferecida pela natureza de antioxidante e anti-inflamatório. Tudo que você tem a fazer é colocar os pés descalços no chão, pelos menos 30 minutos por dia. Note bem, a grande maioria dos calçados de hoje em dia tem solado de borracha, um isolante elétrico, bem como pisos de madeira, bloqueando o fluxo benéfico entre os elétrons da Terra e seu corpo.
O dr. James Oschman, Ph.D., biofísico e pesquisador do aterramento (‘earthing’ ou ‘grounding’, em inglês), afirma: "No momento em que seu pé toca a terra ... sua fisiologia muda. Uma normalização imediata começa e um interruptor anti-inflamatório é ligado. As pessoas contraem inflamações porque nunca se conectam a Terra, fonte de elétrons livres, que pode neutralizar os radicais livres que causam doenças no organismo".
Possibilidades de Benefícios do Aterramento:
* A inflamação tem sido associada a quase todas as doenças degenerativas - doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, glaucoma, doenças autoimunes, câncer e outras. A ligação à terra reduz a inflamação crônica e a dor crônica relacionada. O aterramento é recomendado para qualquer pessoa com uma condição inflamatória.
* Diminui os radicais livres no corpo, reduzindo significativamente o estresse oxidativo e promovendo uma recuperação de lesões, traumas e exaustão.
* Equilibra o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático).
* Melhora a circulação, levando ao aumento de energia.
* Melhora o sono e ajuda no tratamento de fadiga crônica.
Observe que não se está afirmando que o aterramento seja considerado tratamento ou cura para qualquer doença. Mas, pode-se dizer, sem qualquer equívoco, que o corpo humano evoluiu em contato com a terra, e precisa manter este contato natural, a fim de funcionar corretamente. Está apenas sendo confirmado o que antes já acontecia, naturalmente.
Quando você provê seu corpo com uma constante fonte de íons, através da dieta, água ou aterramento, você ajuda a diminuir as inflamações, que são consideradas como fatores primários do envelhecimento precoce e doenças crônicas. Esta é uma forma simples de você prevenir e ajudar na manutenção de sua saúde e longevidade."
Autora: Raquel Rita
---------
Técnica de Enraizamento
por João Magalhães
"O enraizamento é o que nos permite estar ligados à Terra. É a forma que os nossos corpos energéticos têm para captar a energia que vem da Terra, cuja entrada é feita pelo chakra raiz.
No Reiki, a energia universal flui pelo chakra da coroa, percorrendo todo o campo energético e os seus canais. Esta pode ser considerada uma energia do “Céu”, que vem de cima. A energia da Terra, mais densa, e que trabalhará, essencialmente, os três primeiros chakras, tem a sua entrada pelos pés, pernas, ancas, até ao encontro do chakra raiz.
Estarmos enraizados permite um equilíbrio entre as energias do “Céu” (Yang- energias masculinas, de ação) e da “Terra” (Yin-energias femininas, passivas). É o que nos faz um Todo equilibrado. Se escutarmos a sabedoria popular, o ditado: “Tomar decisões com pés e cabeça”, explica muito bem o que é o enraizamento e as suas vantagens. Se estivermos totalmente ligados às energias de cima e de baixo, as nossas ações e decisões serão mais acertadas.
O enraizamento não serve apenas para captar a energia da Terra. É também uma forma de escoarmos o excesso de energia que temos. Numa forma mais consciente, a pessoa pode projetar os excessos de energia captados para baixo, saindo pelos pés. Tudo isto é figurativo mas, quem costuma ter o plexo solar mais sensível, notará um aumento incrível na qualidade de vida.
Vantagens do enraizamento
Ligação à energia da Terra
Equilíbrio dos três primeiros chakras
Escoamento do excesso de energia
Escoamento do excesso acumulado no plexo solar
Estar no aqui e agora
Centramento
Maior concentração
Maior proteção
Técnica de enraizamento
Esta técnica simples é a que servirá para ligar o nosso chakra raiz à Terra. No caso de ter problemas no enraizamento, verifique se tem os joelhos, tornozelos ou pés bloqueados. Se for uma pessoa muito aérea, verifique se realmente quer estar no aqui e agora, enraizado. Pode realizar a técnica de pé ou sentado. Em qualquer uma das formas, os pés devem estar bem assentados no chão e as costas eretas.
Firmar os pés no chão.
Sentir o percurso da energia dentro do corpo.
Concentrar-se no chakra raiz.
Imaginar que é uma árvore.
Levar a atenção até os pés.
Imaginar que vão crescendo raizes nos pés para os lados, esticando-se cada vez mais.
Também para baixo, indo cada vez mais fundo.
Sintam os pés ficarem solidamente agarrados ao chão.
Sintam as pernas ficarem agarradas ao chão.
Vão descendo mais fundo na Terra, com as raízes, até chegarem ao centro da Terra.
Visualizem uma bola de energia vermelha e, ao inspirar, puxem essa energia pelas raízes, até os pés. Dos pés, puxem a energia até os joelhos. E dos joelhos, até o chakra raíz.
Inspirem, abram os olhos e verifiquem como se sentem.
Técnica de enraizamento para libertação do excesso de energia
Coloquem os pés bem assentados no chão.
Concentrem-se no chakra raíz.
Imaginem que, do chakra raíz até os pés, aparecem tubos de canalização.
Visualizem os tubos saindo pelos pés, para a Terra.
Concentrem-se na energia que querem libertar.
Inspirem. Ao expirar, imaginem que vão empurrando a energia mais densa até à Terra, pelos tubos de enraizamento.
Repitam o processo, várias vezes, até sair todo o excesso de energia.
O enraizamento é extremamente importante para qualquer pessoa, pois permite lidar de forma correta com a sua energia e com as interações com os outros.
Escoar energia para a Terra é também uma forma de autocuidado. Não devemos deixar permanecer em nós um tipo de energia que nos poderá causar desequilíbrio e doença."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cantata Comunitária de Natal

Aquedutos de Cantalloc - antiga cultura de Nazca (200 a 700 DC)

Cachoeira da Prata SDC 06

Gaiarsa fala de Reich

Mapa na MAROMBA

TAO - Quem Somos

SupraVive, os três pilares

Tropeiro Natanael no Vale do Pavão - SDC 014

Dia Mundial da Natureza, dos Animais e de São Francisco de Assis