As ressonâncias entre a arte indígena e as imagens capturadas por microscópios

 Detalhe de Witchetty Grub Dreaming, Jennifer Napaljarri Lewis, Warlukurlangu Artists of Yuendumu. (Cortesia do artista)

 Uma exposição combina pinturas de artistas indígenas australianos com imagens microscópicas capturadas por cientistas. Os paralelos são intrigantes.

By Roger Wepf  -  https://www.sbs.com.au/nitv/nitv-news/article/2018/10/19/resonances-between-indigenous-art-and-images-captured-microscopes

Ricos paralelos visuais entre obras de arte indígenas e estruturas naturais microscópicas escondidas no mundo ao nosso redor revelam semelhanças inesperadas e intrigantes que podem aprofundar nosso respeito por nosso país e suas histórias.

Uma exposição itinerante em Sydney, reunindo microscopia e arte indígena, explora essas imagens, que transmitem conhecimento e moldam nossa compreensão do mundo. Suas ressonâncias derivam de perspectivas semelhantes de imagens e simetrias ocultas na natureza.

As imagens microscópicas (conhecidas como micrografias) foram capturadas em microscópios eletrônicos de transmissão, que criam projeções ampliadas de uma fatia fina de amostra e revelam uma imagem plana de cima para baixo, semelhante a muitas das obras de arte. Outra semelhança vem das formas e padrões naturais encontrados na escala microscópica, paisagística e cósmica.

Nas culturas indígenas, histórias compartilhadas e mantidas em pinturas registram como a terra e as criaturas foram criadas, como funcionam juntas e como as pessoas se relacionam com elas.

Para os pesquisadores, as imagens microscópicas revelam os menores detalhes estruturais do mundo natural. Com a experiência e o conhecimento transmitido de gerações anteriores, os cientistas lêem essas histórias e expandem nossa compreensão enquanto se esforçam para responder à pergunta "como e o que faz o mundo funcionar como funciona?" (Ou, como Goethe escreveu em Fausto, "como e o que mantém o mundo unido em sua essência".)

Vinte e um artistas indígenas de toda a Austrália criaram novos trabalhos para a exposição que demonstram uma conexão entre suas histórias e imagens microscópicas de partes relacionadas de nosso país.

Essas obras de arte são combinadas com imagens de coisas, como moléculas ou cristais, tiradas por cientistas usando microscópios. Abaixo está uma seleção de imagens:

Ocre Branco e  Birnoo County (artista Gordon Barney)

As placas sobrepostas do mineral ocre são uma reminiscência das fileiras de colinas do país de Gordon.

 

Esperma de mariposa e Witchetty Grub Dreaming. (artista Jennifer Napaljarri Lewis)
 
A pintura de Jennifer mostra mulheres coletando larvas de bruxa. Estes podem ser consumidos em todas as fases do seu ciclo de vida. Sem as estruturas mostradas na micrografia, os espermatozoides não funcionariam e o ciclo de vida das mariposas seria interrompido. 


 Ribossomos e Janganpa Jukurrpa.
Fonte: University of Sydney / Warlukurlangu Artists of Yuendumu
Ribossomos e Sonho de gambá com cauda de escova (artista Judith Nungarrayi Martin) 
 
Os pontos escuros na micrografia são ribossomos. Essas minúsculas máquinas moleculares são responsáveis por produzir a vasta gama de diferentes proteínas que constituem os corpos de todos os seres vivos, incluindo gambás e pessoas. 
 

Átomos em quartzo e Ngalyarrpa Jukurrpa. 
Átomos em quartzo e Sonhando com Sandhill (artista Vanessa Nampijinpa Brown) 
A estrutura cristalina revelada na micrografia é fundamental para a areia que compõe os montes de areia que Vanessa pinta em sua história. 
 

 Células de Folha de goma e Coletando bush tucker (artista Kerry Madawyn McCarthy) 
 
As células nesta folha de goma são uma reminiscência das rochas e da paisagem costeira da pintura de Kerry. Seu povo se move pela paisagem para coletar alimentos, assim como o dióxido de carbono se move através dos espaços das folhas até as células, onde é convertido em alimento para a planta. 

 Leito de rio seco (artista Kurun Warun) e fluxo sanguíneo em um olho de peixe
 
As áreas vermelhas da pintura de Kurun indicam o sangue vital que ainda sobrevive no leito seco do rio. O paralelo com as células vermelhas do sangue no olho do peixe é óbvio. 

 fibrilas de colágeno ePele (artista Joshua Bonson) 
 
Joshua pinta a pele de crocodilo como uma celebração de seu totem, o crocodilo de água salgada. Ele também vê suas pinturas como uma representação da paisagem. O colágeno é a proteína fundamental encontrada na pele e lhe confere força e resistência. Esta é uma bela conexão nos níveis físico e filosófico. 
 

 goma vermelha de rio e navio de transporte de água e Sonho com água (artista Lola Brown)

A história da pintura Water Dreaming de Lola envolve duas árvores de eucalipto. As gomas vermelhas do rio alinham-se aos cursos de água interiores e são essenciais para a vida aborígene. Os vasos que transportam água pelas plantas têm anéis espessos para suporte. Mais tarde, isso se torna a madeira das árvores.

 

 

Stories and Structures - New Connections foi concebido e com curadoria da Dra. Jenny Whiting da Microscopy Australia. Atualmente está em exibição na Universidade de Wollongong.

Roger Wepf, Diretor, Centro de Microscopia e Microanálise (CMM), Universidade de Queensland
 

 

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