As ressonâncias entre a arte indígena e as imagens capturadas por microscópios
Detalhe de Witchetty Grub Dreaming, Jennifer Napaljarri Lewis, Warlukurlangu Artists of Yuendumu. (Cortesia do artista)
Uma exposição combina pinturas de artistas indígenas australianos com imagens microscópicas capturadas por cientistas. Os paralelos são intrigantes.
By Roger Wepf - https://www.sbs.com.au/nitv/nitv-news/article/2018/10/19/resonances-between-indigenous-art-and-images-captured-microscopes
Ricos paralelos visuais entre obras de arte indígenas e estruturas naturais microscópicas escondidas no mundo ao nosso redor revelam semelhanças inesperadas e intrigantes que podem aprofundar nosso respeito por nosso país e suas histórias.
Uma exposição itinerante em Sydney, reunindo microscopia e arte indígena, explora essas imagens, que transmitem conhecimento e moldam nossa compreensão do mundo. Suas ressonâncias derivam de perspectivas semelhantes de imagens e simetrias ocultas na natureza.
As imagens microscópicas (conhecidas como micrografias) foram capturadas em microscópios eletrônicos de transmissão, que criam projeções ampliadas de uma fatia fina de amostra e revelam uma imagem plana de cima para baixo, semelhante a muitas das obras de arte. Outra semelhança vem das formas e padrões naturais encontrados na escala microscópica, paisagística e cósmica.
Nas culturas indígenas, histórias compartilhadas e mantidas em pinturas registram como a terra e as criaturas foram criadas, como funcionam juntas e como as pessoas se relacionam com elas.
Para os pesquisadores, as imagens microscópicas revelam os menores detalhes estruturais do mundo natural. Com a experiência e o conhecimento transmitido de gerações anteriores, os cientistas lêem essas histórias e expandem nossa compreensão enquanto se esforçam para responder à pergunta "como e o que faz o mundo funcionar como funciona?" (Ou, como Goethe escreveu em Fausto, "como e o que mantém o mundo unido em sua essência".)
Vinte e um artistas indígenas de toda a Austrália criaram novos trabalhos para a exposição que demonstram uma conexão entre suas histórias e imagens microscópicas de partes relacionadas de nosso país.
Essas obras de arte são combinadas com imagens de coisas, como moléculas ou cristais, tiradas por cientistas usando microscópios. Abaixo está uma seleção de imagens:
As placas sobrepostas do mineral ocre são uma reminiscência das fileiras de colinas do país de Gordon.
Fonte: University of Sydney / Warlukurlangu Artists of Yuendumu
goma vermelha de rio e navio de transporte de água e Sonho com água (artista Lola Brown)
A história da pintura Water Dreaming de Lola envolve duas árvores de eucalipto. As gomas vermelhas do rio alinham-se aos cursos de água interiores e são essenciais para a vida aborígene. Os vasos que transportam água pelas plantas têm anéis espessos para suporte. Mais tarde, isso se torna a madeira das árvores.
Stories and Structures - New Connections foi concebido e com curadoria da Dra. Jenny Whiting da Microscopy Australia. Atualmente está em exibição na Universidade de Wollongong.
Roger Wepf, Diretor, Centro de Microscopia e Microanálise (CMM), Universidade de Queensland
Comentários
Postar um comentário