desapego - mestre e discípulo

Um Mestre e um discípulo estão discutindo sob a lua brilhante de um céu estrelado.
Discípulo:
Estou triste mestre
Mestre:
Por que você se sente assim, meu favorito.
Discípulo:
Eu testemunhei e experimentei ódio, ganância, agressão e as mentiras que outros cometeram. Isso me entristece profundamente.
Mestre:
Você não consegue se desligar deles?
Discípulo:
Não posso, pois sinto a obrigação de corrigi-los e contar-lhes o falso estilo de vida que estão levando.
Mestre:
O que o faz sentir que eles precisam ser corrigidos por você? O que faz de você o único juiz do comportamento deles? Você tem a resposta para as circunstâncias de vida de todos?
Discípulo:
Não. Acho que não. Mas eu sinto a dor e o sofrimento que eles devem estar passando, e o afeto é muito real e relacionado a mim. Eu quero mostrar a eles a maneira correta.
Mestre:
Todo mundo nasceu em uma vida com experiências diferentes da sua. O que é certo para você não significa necessariamente que seja certo para eles. Um peixe nascido na água não precisa de pernas. O que o faz pensar que os outros precisam de suas críticas? O que você diria a uma mãe que só pode vender seu corpo para alimentar seu filho?
Discípulo:
Eu entendo o que você está dizendo, mas estou apenas tentando ajudá-los, espalhar a mensagem para eles.
Mestre:
As pessoas ouvirão apenas se quiserem. Uma pessoa verdadeiramente atenciosa é aquela que tenta compreender os outros, e essa compaixão vem do coração. Simplesmente entender o ponto de vista de outra pessoa já ajuda muito. NÃO está relacionado a disputas sobre quem está certo e quem está errado por coisas triviais. A necessidade de corrigir os outros e convertê-los à sua maneira de pensar reflete apenas na sua necessidade e dependência de provar que está certo. Aprenda a ser reflexivo ... a construção do ego não faz nada além de colocá-lo em conflito com os outros. A tolerância às diferenças de opinião é o primeiro passo para a maturidade.
Discípulo:
Eu entendo agora. Acho que fiquei tão envolvido em tentar proteger minhas crenças que me tornei aquele que não estava ouvindo. Acho que tinha medo de estar errado, de perder minha reputação, e minha principal preocupação era atacar outras pessoas que tinham diferenças de opinião com a minha. Acho que sou eu quem demonstra ódio, ganância e agressão quando ataco as crenças dos outros e tento provar que estão errados. Agora entendo como as pessoas veem meu comportamento.
Mestre:
E é por isso que você é meu favorito.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aborto por Elis Regina e o caso do estupro e pedofilia da menina de 10 anos

Casa a VENDA 02

mariposa bagworm

Dia do Saci-Pererê

Sandy Borges - Clássicos

Praça da Maromba - fotos antigas

A procura do Javali