Você se torna a coisa com que luta por Krishnamurti -- Somente você é responsável pela sua vida por W. Reich

 "Você se torna a coisa com que luta
Certamente você se torna a coisa com que luta. Se estou com raiva e você me encontra com raiva, qual é o resultado? Mais raiva. Você se tornou aquilo que eu sou. Se eu sou mau e você luta comigo com mal então você também se torna mau, conquanto correto possa sentir. Se eu sou bruto e você usa métodos brutais para me dominar, então você se torna bruto como eu. E isto nós fizemos durante milhares de anos. Certamente existe uma abordagem diferente de enfrentar o ódio com ódio. Se uso métodos violentos para subjugar a raiva em mim mesmo então estou usando meios errados para um fim correto, e por isso o fim certo deixa de existir. Nisto não há compreensão; não transcender a raiva. A raiva é para ser estudada tolerantemente e compreendida; não é para ser dominada por meios violentos. A raiva pode ser resultado de muitas causas e sem compreendê-las não há libertação da raiva.
Nós criamos o inimigo, o bandido, e nos tornarmos o inimigo de modo algum leva a um fim da animosidade. Temos que compreender a causa da animosidade e parar de alimentá-la com nosso pensamento, sentimento e ação. Esta é uma tarefa árdua que exige constante conscientização e inteligente flexibilidade, pois o que somos a sociedade, o estado é. O inimigo e o amigo são o resultado de nosso pensamento e ação. Somos responsáveis por criar animosidade e assim é mais importante estar consciente de nosso próprio pensamento e ação do que estar preocupado com o adversário e o amigo, porque o pensamento correto põe fim à divisão. O amor transcende o amigo e o inimigo."

 Krishnamurti - The Book of Life

 

"Tenho medo de você, zé-ninguém, muito medo, porque o futuro da humanidade depende de você. Tenho medo de você, porque seu principal objetivo na vida é fugir - de si mesmo. Você está doente, zé-ninguém, muito doente. A culpa não é sua; mas é sua responsabilidade se curar. Você já se teria livrado dos seus opressores há muito tempo se não tivesse aprovado a opressão, e lhe dado tantas vezes apoio direto. Nenhuma força policial no mundo teria tido o poder de esmagá-lo se você tivesse um mínimo de auto-respeito em sua vida cotidiana; se tivesse a consciência, a real consciência, de que sem você a vida não poderia prosseguir por uma hora sequer. Será que seu libertador lhe disse isso? Ele o chamou de “Trabalhadores do Mundo”, mas não lhe disse que você e somente você é responsável pela sua vida"
 
Wilhelm Reich (1897 - 1957)

 FRASES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aborto por Elis Regina e o caso do estupro e pedofilia da menina de 10 anos

Casa a VENDA 02

mariposa bagworm

Dia do Saci-Pererê

Sandy Borges - Clássicos

Praça da Maromba - fotos antigas

A procura do Javali