21 de dezembro por Mônica Bergamo Astrologia

 


OLHA PRÔ CÉU
SEGUNDA, 21 DEZEMBRO.
JUPITER conjunção Saturno a zero graus de Aquário
A humanidade vive a partir de agora um novo momento impulsionado pela energia aquariana.
Não se trata de um passeio por planícies floridas, perfumadas e vento fresco bailando entre cantorias de paz e amor.
Tensões e dificuldades seguem firmes, obstáculos nos convidam à superação, mas de agora em diante, temos esta energia à nossa disposição.
A percepção de que cada um de nós é único, e todos temos a nossa contribuição individual mirando o coletivo, é a premissa mais importante.
A intensa jornada capricorniana de 2020 chega ao final e Júpiter/Saturno em Aquário sinalizam a possibilidade de uma nova espiralada em nosso desenvolvimento.
Saímos do Elemento Terra (mundo concreto/material, realizações, estruturas, organização, sobrevivência, maestria, responsabilidade, contenção etc. para o Elemento Ar, que tem o olhar voltado para o coletivo, para os avanços tecnológicos, para a troca entre saberes.
Modelos ultrapassados devem dar espaço para o novo, não em contraposição ao que é tradicional!
Não se trata de negação e desvalorização das coisas adequadas, que já fizeram parte do nosso mundo.
Mas simplesmente cada tempo tem o seu “modus vivendi” e buscará por novos paradigmas conforme for se desenvolvendo e crescendo.
Não se trata de descartar mas adequar.
A energia aquariana não deve ser entendida como aquela da geração paz, amor e que vai resolver tudo através de um mantra e boas intenções.
Não é assim que acontece. Tudo o que existe leva um longo processo de tempo para ser transformado.
A diferença é que a partir de agora esta energia está à nossa disposição.
Seja para a construção de uma nova forma de nos relacionarmos socialmente, sem dicotomias que nos façam acreditar de maneira ingênua e maniqueísta que é “isto ou aquilo”.
Sempre em oposição, como se diferenças implicassem em exclusão de um dos lados, ou estivessem aí para nos dividir.
Sabe aquele mundo, que acredita que ou estamos ao lado da ciência ou da religião? Pois é, prazo de validade vencido.
Uma intensificação da compreensão espiritual da vida poderá ampliar horizontes, decisões, ações, estimular a fraternidade e reacender a boa luta libertária. Tecnologias galopam no tempo e podem promover a cura de vários males.
Mas Aquário tem um forte lado B, sombrio da gema: racionalização como primazia, colocar cada uma de nossas instâncias em uma gaiolinha, onde emoção e razão não podem coabitar num mesmo ser. Um tanto de inflexibilidade e frieza presentes. Não podemos esquecer que Saturno é corregente de Aquário. Aquário pode ter muita soberba a ser trabalhada!
O grande pulo do gato desse aspecto é o esforço de pensar fora da caixa. Ousar, ser original com muita consciência. Poder desapegar, fazer o que for preciso mas sem esquecer que existe uma parte fundamental nisso tudo que é a conexão com o seu coração.
Seja você. Ao invés de projetar, se observe! Perceba que tanta coisa que aponta está dentro e não fora. Isso é liberdade!
Aquarius traz o novo, o diferente, altos avanços tecnológicos. Inteligência Artificial, robôs, realidade virtual.
Uma macro transformação da estrutura da sociedade na qual estamos inseridos.
Grandes mudanças sociais, outra forma de organização humana. Intelectualidade, ideias, pensamentos.
Comunidades sustentáveis, nova economia, qualidade de vida. Nova forma de relacionar-se. Foque no que precisa.
O que transforma a realidade é o que ela provoca em mim, e agir para modificar.
Saturno deixa nossa experiencia concreta na Terra, é contração.
Júpiter dá sentido ao que acontece, é expansão.
A Conjunção é um momento em que a energia como que fica congelada. Aí logo depois, quando Júpiter que tem a órbita mais rápida começa a se movimentar, começa a possibilidade do novo.
Se ficar apenas no sonho, na fantasia, flutuando, desperdiçará uma grande oportunidade. Que fique muito claro para onde deseja encaminhar a sua vida, fazer com que seu sonho seja real.
“Quero isto para a minha vida. Como posso chegar a materializar?”
Fé no horizonte futuro com o pé na realidade. Não negar o passado mas trabalhar este horizonte a partir das experiências que já viveu.
A partir da liberdade de ser quem é, conecte-se com o coletivo humano. Não endureça, deixe-se surpreender.
Foco no que deseja e no que pode ter.
Esta Conjunção tem ares de uma grande reorganização social.
Um lado expande e o outro limita através de pesadas responsabilidades.
E o mundo, globalizado até o último fio de cabelo, vai se adaptando e equilibrando, se auto regulando sob o olhar vigilante de Saturno em Aquário que está conectado ao bem comum.
Júpiter em Aquário é a possibilidade de fértil desenvolvimento na direção deste bem comum.
Pense de maneira grande, gigante, seja quem você é, seja sua singularidade, mas com foco no coletivo.   copiado do FB de 
Mônica Bergamo Astrologia



 
O raciocínio é simples: como Júpiter e Saturno são os planetas visíveis a olho nu mais distantes do Sol, sua conjunção marca o início do ciclo mais longo para a astrologia antiga, com duração total de 20 anos. Desta feita, a conjunção Júpiter-Saturno opera como uma “Grande Lua Nova”, sempre apontando o surgimento ou o desenvolvimento de grandes estruturas e correntes de poder, além de dinâmicas sociais e culturais relevantes. Ela costuma pontuar importantes pactos, tratados e acordos internacionais, através dos quais as nações e os povos se articulam para obterem vantagens e posições de domínio. Nos últimos 200 anos, as conjunções Júpiter-Saturno ocorreram em signos de elemento Terra (a última, em 2000, foi em Touro). A partir de hoje, elas se darão em signos do elemento Ar (Aquário, Libra e Gêmeos). Se cada conjunção pode ser entendida como uma grande lua nova de um ciclo de 20 anos, a passagem de um elemento para o outro pode ser pensada como uma mudança de estação. E a revolução completa por todos os elementos, a cada 800 anos, tem analogia com o Ciclo das 4 estações (o ano zodiacal). Quando há mudança de elemento, como agora, ocorrem a ascensão e o declínio de impérios e dinastias, assim como várias outras transformações sociais e políticas. E não, a Era de Aquário não começa hoje, porque estamos em transição para ela já há alguns séculos e a experiência da covid é mais uma travessia dentro desta transição. Por isso, sim, mais um passo significativo na direção da nova era está sendo dado a partir desta conjunção. Nossas escolhas tornam-se cada vez mais decisivas, porque Aquário fala da responsabilidade humana por si mesma e pelo lugar que ocupamos dentro - e não fora – da própria ordem cósmica. Este movimento nos levará para além de algumas crenças significativas que, no fundo, desempoderam o sujeito em relação ao seu destino e além do paradigma materialista. A proposta é pensar a conjunção de hoje como uma grande lua nova de dimensões históricas, a inaugurar uma temporada de semeaduras em diversas condições e frequências, com um grau de possibilidades nunca vivido por nós que estamos encarnados aqui neste espaço-tempo. Um momento seminal.
copiado do FB de

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rock In Rio 1985

SupraVive, os três pilares

Caetano e Belchior

CloudBuster de Wilhelm Reich

Instagram SupraVivente JTI e Vídeos nossos

Dia do Cerrado