mariposa bagworm

 


"casa" helicoidal da mariposa bagworm!
O que pode parecer uma torre de galhos montada pelo ser humano é, na verdade, o lar de animais da família Psychidae. Esses insetos arquitetos passam a maior parte de sua curta vida construindo casas com itens encontrados no ambiente — areia, solo e material vegetal.
Enquanto larvas, esses animais têm como objetivo encontrar um lugar para se estabelecer e se alimentar, como uma folha ou o galho de uma árvore. Então, eles rastejam e coletam materiais como galhos, terra e folhas mortas para adicionar às suas casas. As larvas podem deixar suas casas para coletar novos materiais até serem adultos — depois disso, os machos se transformam em mariposas, enquanto as fêmeas permanecem enroladas em seus envoltórios pelo resto de suas vidas. Elas constroem um espaço, acasalam e depois se decompõem em uma pilha de ovos que gerarão a próxima geração de larvas.
O processo de construção de suas casas, obviamente, não é aleatório. Um estudo de 42 ninhos de Clania crameri, uma espécie mariposa bagworm nativa da Índia, mostrou que os insetos experientes em design usam variações de gravetos curtos e longos para montar suas habitações em um padrão meticuloso. As larvas coletam e montam varas de comprimento variável e montam-nas em um padrão único, criando uma casa que espirala até uma ponta.
✧ Fonte: Discovery Magazine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aborto por Elis Regina e o caso do estupro e pedofilia da menina de 10 anos

Mapa na MAROMBA

Casa a VENDA 02

Gaiarsa fala de Reich

Mapa Vale do Pavão

Bob Marley e a mulher perfeita