Gilberto Gil Imortal em show no Parque Ibirapuera
Hoje o grande GIL foi eleito com 21 votos pra cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras.
Aproveito e coloco umas fotos que fiz quando levei minha filha pra ver o Show dele no Parque Ibirapuera em Sampa, 14 de setembro de 2014
Participaram da eleição 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual — um não votou por motivo de saúde. Foram 4 votos em branco e 2 nulos.
Gilberto Gil é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical cuja obra se confunde com a própria música brasileira. Entre 1998 e 2019, ele recebeu 9 prêmios Grammys, segundo a sua página oficial. Em 1999, foi nomeado "Artista pela Paz", pela Unesco.
São dele os clássicos "Aquele Abraço", "Vamos Fugir", "A Novidade", "Cálice", "Esotérico", "Divino Maravilhoso". Ele tem uma extensa discografia com mais de 60 álbuns e quase 4 milhões de cópias vendidas.
Em 2001, Gil foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Ele também foi ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, durante dois mandatos do ex-presidente Lula.
Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando o órgão volta do recesso de fim de ano.
A cadeira reservada ao novo imortal das letras do país já pertenceu também ao general Aurélio de Lyra Tavares (1905/1998). Ele foi ministro do Exército durante o período da ditadura civil-militar, da qual Gil foi vítima. Lyra assinou o Ato Institucional número 5, de 13 de dezembro de 1968, que piorou ainda mais a situação dos direitos humanos e a perseguição a intelectuais, ativistas e artistas.
Gil ficou preso de dezembro de 1968 a fevereiro de 1969. Após ser solto, seguiu confinado em sua casa até que, em julho, se exilou com o também cantor e compositor baiano Caetano Veloso em Londres. Nesse período, compôs Aquele Abraço, uma de suas obras mais conhecidas. A letra é uma espécie de hino de despedida do Brasil. No famoso verso “alô, alô, Realengo”, o artista cita o quartel em que esteve preso.
Texto copiado de Gilberto Gil é eleito novo imortal da Academia Brasileira de Letras (redebrasilatual.com.br) e Gilberto Gil é eleito para a cadeira 20 na Academia Brasileira de Letras: 'Muito feliz' | Rio de Janeiro | G1 (globo.com)
Comentários
Postar um comentário