JTI = Jogo TI

 Jogo é a cosmogonia alternativa do SupraVivente (J.T.I.).  

Teso ITTAPA é a base teórica e prática que triangulam a dinâmica caórdica do que resumidamente chamo de J.T.I.

A base temporal do J.T.I. se divide em duas: Kairós e Cronnos, e nessa dinâmica de saber da inexistência do tempo, pois somente existe o aqui e agora divino do tempo presente, podemos nele brincar de usar marcações dos ciclos.

Kairós nos faz ver o ICHINICHI ISSHOU reforçar o CARPE DIEM.

一日一生
Ichinichi isshou.
Tradução: Um dia, uma vida.

 Num paradoxo ao olhar comum, pro SupraVivente (J.T.I.) o mecanismo de ver uma vida num dia, ou que um dia é uma vida,  reforça o renovar dos ciclos vendo as aparentes repetições em dias diferentes, pois cada dia é diferente em relação aos lumiares da natureza, sol e lua. Assim percebemos os dias como um trilhar numa espiral em que a cada ano voltamos ao mesmo ponto, só que em outro ponto mais avançado, passando por 12 ou 13 ciclos lunares.

O que pode ser encarado na questão dos ciclos diuturnicos ou lunares e solares, ou como questões filosóficas sobre alma e eternidade, ou religiões e transcendentalidades. Nas marcações de ciclos do Cronnos, usamos o calendário chinês associado ao calendário gregoriano usual, pois é Lunar além de Solar. E, nas Estações do Ano, usamos a de 5 estações, em que os equinócios e solstícios estão no centro e não no início dos ciclos.

Obviamente nosso Jogo Temporal de Cronos, se traduz do tempo 'normal' do calendário ocidental e nacional, mas há motivos estruturais pra trazer a Lua ao olhar cotidiano, assim como as estações para ajudar a perceber a relação de cada pessoa com as mudanças nos ciclos naturais, comum a todos e variável em cada localidade.

Numa metalinguagem de poder aceitar várias descrições da realidade como válidas, pois todas são teorias, ou abstrações, nesse devir 'entre parênteses' que o J.T.I. adquiriu da Biologia do Conhecer (ou Amor) de Humberto Maturana; uma vida pode ser um dia, numa inversão e ampliação paralelas, ou seja, que poder argumentar que toda uma vida humana também pode ser 'um dia' para outro observador em outro plano ou dimensão. Assim, alguns especulam em alma, ou algo que mantém a unidade desse corpo, seu comportamento e identidade dessa realidade, e nessa visão de ver tudo como um possível JOGO em que adentramos corpos e vivemos vidas,optamos nessa palavra pra definir minhas (Rui MT)  como um caminho a se transformar em coletivo (nosso?) ao buscar formar bases pra uma MULTIVERSIDADE no Vale do Pavão.


 Teso é a prática da cosmogonia alternativa do SupraVivente. Tem na ITTAPA sua base teórica que junto ao Jogo (de cada um, rs)  triangulam a dinâmica caórdica do que resumidamente chamo de J.T.I.

TESO é uma moeda de investimento alternativo que é lastreada em m² da floresta do Uiara Solarium, propriedade particular de Rui MT no Vale do Pavão em Visconde de Mauá, Itatiaia/RJ. Claro que nós é que somos propriedade da mãe-terra, já que passamos e ela fica, mas na ilusão do 'capitalismo', faço uma socialização/coletivização desse espaço.

 Uma forma que possibilita trocas com pessoas que gostem da natureza bruta, e queiram produzir de forma diferenciada uma relação com o Uiara Solarium, de turismo na região ou atividades variadas no terreno, como autobioconstrução, cursos, saunaterapia, ou imersão na floresta. Sem falar dos frutos da terra, seja os que a floresta já me dá como os projetos futuros, como produção de trutas. Os projetos são uma 'obra aberta' que está acontecendo e que pode ser acompanhada no Insta do SupraVivente, ou adquirindo os TESOs.

 ITTAPA  é a teoria da cosmogonia alternativa do SupraVivente. Tem na Teso sua base prática que junto ao Jogo (de cada um)  triangulam a dinâmica caórdica do que resumidamente chamo de J.T.I.

ITTAPA nasceu do meu rompimento com a ciência manipulada pelas estruturas oficias da sociedade, nasceu do meu fluir pessoas que consegue unir paradoxos do pensar como meu passado reichiano com meu passado de ayahuasqueiro, um devir de se perceber DEUS em 2010 quando escrevia sobre meu olhar na época, com o se perceber MINION em 2020, como num devir nacional o Brasil segue com as consequencias eleitorais de um social dividido e manipulado.
ITTAPA é a provocação da negação espelhada entre fanatismo religiosos ou científico, paralelamente uma aceitação desse pensar de cada um em marcação com cada um está sempre certo e pra cada pecado sempre tem um perdão....rs 


Assim na pirâmide invertida da comunicação virtual, aqui uma parte pode se informar, outra camada é adquirindo TESOs e outra nos eventos no Vale do Pavão, no terreno Uiara Solarium.

Fica aqui a abertura de cada um se aproximar como quiser, apesar da Sindemia do Sars-Cov2.

Hoje em dia, o Joe Biden multiplicou por 7 o valor dos créditos de carbono, e nossas 3 hectares de floresta reduzem em torno de 420 a 600 toneladas de carbono ao ano. Assim como, já existem programas seguindo o princípio "protetor-recebedor" pra quem preserva florestas, sejam Estaduais ou Federais

Existem muitas formas de valorizar a Mantiqueira, local em que me encontro. Mas MALUCO BELEZA QUE SOU, prefiro criar meu caminho com o TESO no J.T.I. pra dar continuidade e proteção para a floresta.


(Estou ampliando essa descrição aos poucos)



Separar em 3 partes esse texto, é uma forma de tentar ser didático e facilitar o acesso e aproximação de formas variadas, mas no meu viver, as três partes são uma coisa só. Pois se misturam num fluir único.

Este texto é introdutório desse momento em que ‘oficialmente’ assumo o J.T.I. como parido, e não posso aprofundar as teorias pois ainda é cedo. Quiça isso é a semente de um livro que já esbocei um roteiro, mas não tenho tempo a me dedicar, e que ao juntar esse meu passado com esse meu momento de mudança (a volta de morar no Vale do Pavão), eu possa começar a escrever e organizar meu pensar. Mas por hora, fico com os vídeos do Delírios Caórdicos.

Acho besteira adiantar teorias, pois meu pensar é um mesclar de teorias variadas; mas quem sabe do meu passado e me acompanha recentemente viu que abandonei o ANARQUISMO em prol de uma teoria nova e que EU jogo como uma ideologia, o conceito de Caos e Ordem juntos, ou o termo Caórdico. Abandonei Reich e a Soma/Somaiê, mas continuo exaltando o corpo e a bioenergia, além de me aproximar de Jung; e ainda se torna mais complexo pois uma coisa são teorias e outra forma de como vivenciar estas, assim coisas que me atraem hoje como Bioconstrução/Permacultura por exemplo, prefiro um caminho autodidático que fazer cursos ou caminhos prontos. Prefiro experimentar e errar....

Nisso acabo entrando na parte das PRÁTICAS. E nisso espelha um pouco como vejo as teorias, pois nem a prática está fechada e sim uma ‘obra aberta’ que deverá se adaptar a cada pessoa.

Assim as práticas que agora vislumbro oferecer (e que podem mudar em breve) são:

Atividades turísticas somente, seja oferecendo o terreno pra Camping (UIARA SOLARIUM), Oficinas de Bioconstrução (MÃOS NA TERRA), Servir de Guia em passeios e caminhadas (PES ECO).

Tenho vontade de vadiar capoeira angola, seja treinando, puxando oficinas ou participar de rodas, mas tenho preguiça dos grupos institucionalizados com seus mestres e egos.

Me interesso por Pedagogia Infantil e Pedagogia Libertária, mas morro de preguiça das Escolas Tradicionais e de muitas alternativas também, pois as teorias das pessoas muitas vezes são falhas pela falta de terapia e autoconhecimento (evolução ou despertar).

Assim, em eventos posso usar Vivências da SOMA/SOMAIÊ pois sei a sua força e utilidade, mas pra isso depende de um social, ou fazer atendimentos individuais, mais isso dificulta eu estar morando no mato.

De qualquer maneira, procuro aplicar em mim, minhas teorias e nisso crio formas de ver a realidade.

Por exemplo, sempre fui contra o ‘normal’ da sociedade de ver o TEMPO como dinheiro (time is Money, afinal) e gosto do argumento dos Maias de que TEMPO é ARTE. Mas na prática descobri uma força ao trocar a aberração do calendário gregoriano pelo chinês, principalmente pelo lado Luni-solar e apesar da difícil nomenclatura dos animais, mas ao adotar, descubro uma forma VISUAL de olhar o TEMPO KAIRÓS e me programar e me organizar com isso. Já pensei em divulgar isso, mas por hora, deixo pros da Categoria 6 e 9.

Não tenho definições pra esse início de Ciclo. Vou me adaptar as práticas as pessoas que realmente se aproximem, seja virtualmente, seja em atividades.

Pra quem não conhece o calendário chinês, ele possui 12 animais que a cada ciclo de 12 a 13 luas, somam um ano, e a cada 12 anos se recomeça o ciclo. O início se dá com RATO e cada ano tem um dos 5 elementos, que se repetem de 2 em 2 anos, assim, 2020 é RATO METAL, e um novo ano Rato acontecerá em 2032, mas será RATO ÁGUA, pois nesses ciclos, só se repete o RATO METAL em 60 anos.

Estes textos (partes ABC) são somente uma incitação nesse meu novo ciclo, quando tiver novas coisas que ache importantes comunicar, voltarei a escrever, mas agora é botar as mãos na terra mesmo e ver se consigo fazer esse ano o que idealizei em 2014, mas fui sugado num fluxo de crises, profissional, afetiva, moradia, e ideológica.


 

Jogo T.I. (parte D)

RMT 2ª Lua Minguante do Rato Metal 2020 (14/03/20)

RMT 1ª Lua Crescente do Boi Metal 17/02/2021

 

Comecei meu trampo de formiguinha no dia 09 de março de 2020, que considero o dia 1. Hoje faço a avaliação do Ciclo/ANO passado. As 13 luas de Rato Metal. E faço as projeções pra 2021, Boi Metal.

Este ano a prioridade é o Canto Kairós e o Canto Ceci. Pra isso tem toda uma infraestrutura básica que se torna necessária como a cozinha e Bwc seco, sem falar da energia elétrica chegar e colocar a instalação das caixas d'águas.

  

INVISTA EM TESO e acompanhe o Canto Kairós nascer.... 

Quem não for investidor, pode acompanhar no Instagram - https://www.instagram.com/supravivente.jti/


Aqui vá para TESO

Aqui volte pro JTI Mãos Na Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa a VENDA 02

Siga seu CORAÇÃO, ele é mais INTELIGENTE que você pensa

O Espelho Enevoado by Dom Miguel Ruiz

RJ-151 de Carro - Pedra Selada, Vila de Mauá e Lote 10 = SDC 026

Nem Maromba, recado em vídeo

Trilha e Mirante no Vale do Pavão e Poço do Marimbondo - SDC 02

Palestra Liberdade e Expanção da Consciência

Dia da Árvore

Dia Mundial da Natureza, dos Animais e de São Francisco de Assis