Nanotubos de carbono com base no padrão da Semente da Vida

 

Cientistas estão criando matrizes de nanotubos de carbono com base no padrão da Semente da Vida.

O motivo principal é porque esse material é a base de novos dispositivos de armazenamento de energia de alta densidade e sistemas de refrigeração de chips, e este arranjo hexagonal (similar a uma flor de seis pétalas), demonstra uma maior eficiência nos resultados.

Esta microescultura feita por Anastasios John Hart, um engenheiro mecânico e professor da MIT (Massachussets Institute of Technology), é baseada em uma estrutura geométrica comum chamada "Semente da Vida", um símbolo que é essencialmente uma série de 7 círculos entrelaçados sobrepostos. Hart atualmente está cultivando florestas cuidadosamente estruturadas de nanotubos de alta qualidade.

A imagem mostrada aqui foi feita com um microscópio eletrônico de varredura mostrando nanotubos crescidos verticalmente. O intrincado padrão é feito de nanotubos de carbono cultivados em uma pastilha de silício padronizada com um catalisador. Cada estrutura semelhante a uma haste é composta por milhares de nanotubos.

A pastilha é colocada dentro de uma câmara quente que é então preenchida com etileno ou outro gás contendo carbono. Nas partes da pastilha revestida com o catalisador, os tubos puros de carbono disparam a grande velocidade; uma árvore que se desenvolva a uma taxa equivalente, diz Hart, estaria crescendo a 800 quilômetros por hora.

❃ Fonte: MIT Technology Review: Growing Nanotube Forests



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rock In Rio 1985

SupraVive, os três pilares

Caetano e Belchior

CloudBuster de Wilhelm Reich

Instagram SupraVivente JTI e Vídeos nossos

Dia do Cerrado