Tetraktys
O Tetraktys foi nomeado pelo filósofo grego Pitágoras e percebido como um símbolo do Cosmos.
ㅤ
Mas antes mesmo de Pitágoras, os hindus já o haviam percebido, já que este padrão matemático-geométrico configura aspectos que, assim como a Flor da Vida, estão associados ao processo criativo do universo.
ㅤ
Do grego "tetras", "quatro", o Tetraktys é uma figura triangular composta dos primeiros dez pontos dispostos em forma de pirâmide. O número 10 é matematicamente conhecido como o quarto número triangular com linhas de um, dois, três e quatro pontos. Cada linha tem importantes significados e traz uma compreensão da conexão entre os mundos internos e os mundos externos.
ㅤ
O Tetraktys era tão importante para os Pitagóricos, que eles o consideravam como a base da estrutura do Universo em termos de Aritmética, Música, Geometria e Cosmologia (Quadrivium). Os pontos representam números e a sua descida simboliza a ordem ou desdobramento da criação do universo conhecido e a crescente complexidade da sua manifestação.
ㅤ
O Tetraktys e seus mistérios influenciaram os primeiros cabalistas, que criaram uma forma semelhante para expor o Tetragrammaton (o nome de quatro letras de Deus nas escrituras hebraicas). A Árvore da Vida Cabalística, com suas esferas de emanação, é derivada do Tetraktys.
ㅤ
Esse símbolo era considerado como uma manifestação divina da natureza e aplicado de diversas formas na matemática, medicina, música etc.
ㅤ
"O Tetraktys não era apenas honrado principalmente porque todas as sinfonias existem dentro dele, mas também porque parece conter a natureza de todas as coisas." ~ Theon de Esmirna
Comentários
Postar um comentário