Vacina contra a Covid-19 em Itatiaia (começou em 20/01)
Atualização 26/02/2021
Os moradores desta faixa etária serão vacinados entre os dias 4 e 19 de março, na Policlínica Municipal, no Centro, das 9h às 16h30.
A Secretaria de Saúde pede que os idosos tragam o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, se possuir. Para a ação, o Setor de Imunização, montou um calendário, com o objetivo de evitar aglomerações no local da campanha.
Confira o cronograma:
Dias 4 e 5 de março: 79 anos
Dias 8 e 9 de março: 78 anos
Dias 10 e 11 de março: 77 anos
Dia 12 de março: 79, 78 e 77 anos
Dias 15 e 16 de março: 76 anos
Dias 17 e 18 de março: 75 anos
Dia 19 de março: 76 e 75 anos
(ATENÇÃO - manteremos as atualizações da Vacinação no grupo de Facebook - nos acompanhe por lá = 6vsv Visconde de Mauá na Sindemia
& acompanhe nosso Boletim somando Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas =
CONJUNTURA PANDEMIA VISCONDE DE MAUÁ
Atualização 10/02/2021
Nesta quarta-feira (10), a campanha de vacinação contra a Covid-19, em Itatiaia, será realizada de maneira volante, nas residências dos idosos com idade acima de 80 anos acamados e integrantes do Programa Melhor em Casa. O Setor de Imunização informa que não haverá vacinação contra a Covid-19, na sala de imunização, neste dia.
- Retornaremos com a vacinação presencial e drive-thru, na Policlínica Municipal, na quinta-feira, dia 11. Nesta quinta, vamos receber uma nova remessa, de 200 doses da vacina, vinda do Ministério da Saúde e seguimos vacinando os idosos com idade acima de 80 anos – relatou Andréa Millen Penedo, coordenadora do Setor de Imunização, da Secretaria de Saúde, acrescentando que a previsão é imunizar idosos dessa faixa etária de Maromba, Maringá e Penedo, que estão acamados, até esta sexta-feira, dia 12.
Ainda de acordo com a coordenadora, a Secretaria de Saúde, está finalizando o levantamento dos idosos que não estão cadastrados no Melhor em Casa, mas que precisam receber as doses, em casa.
- Quem precisa receber a dose em casa e não está cadastrado no Programa Melhor em Casa, deve entrar em contato com o posto de saúde referente ao seu bairro o quanto antes para agendar a aplicação da vacina – explicou Andréa.
Os moradores com idade acima de 80 anos começaram a ser imunizados no dia 3 de fevereiro e de acordo com a Secretaria de Saúde, as doses da vacina serão aplicadas neste público-alvo até o dia 12 de fevereiro. Até o momento, 462 idosos receberam a primeira dose das vacinas. Segundo levantamento do Setor de Imunização, também já foram imunizados 236 profissionais de saúde, 07 moradores da Residência Terapêutica e 13 pacientes do Centro de Recuperação (CRI), totalizando 718 pessoas vacinadas em Itatiaia, cerca de 2,24% da população de Itatiaia
Atualização 03/02/2021
A partir desta quarta-feira, dia 3, os idosos de Resende e Itatiaia que moram com os familiares começam a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Em Resende, o público alvo são os idosos com idades acima de 90 anos. A imunização, segundo a Secretaria de Saúde, será feita em casa para os idosos que moram em bairros com cobertura do PSF (Programa de Saúde da Família), pois estes já estão cadastrados no programa.
Já os que não moram em áreas de cobertura do PSF deverão enviar os dados para número de WhatsApp (24) 99229-5574, contendo as seguintes informações: Nome completo, data de nascimento, nome da mãe, CPF, CNS (cartão nacional do SUS – se tiver), endereço completo e telefone de contato.
Os bairros que não tem cobertura de PSF são: Manejo, Vila Julieta, Alvorada, Morada da Colina, Mirante das Agulhas, Ipiranga, Jardim Brasília I e II, Tangará, Vila Araújo, Centro Comercial, Jardim Tropical, Jardim Jalisco I e II, Barbosa Lima, Campos Elíseos, Casa da Lua, Alphaville, Limeira e Monte Castelo.
A vacinação em Resende começou em 19 de janeiro, para o grupo formado por idosos que vivem em asilos, pessoas com deficiência moradoras de instituições terapêuticas, funcionários destas unidades, povos indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento de covid-19. Ao todo, mais de 2.580 pessoas já foram vacinadas no município.
Já em Itatiaia, a vacinação será realizada em idosos acima de 80 anos, na Policlínica Municipal, no Centro, sempre das 9h às 16h30. A imunização começa também nesta quarta-feira.
Atualização 1º/02/2021
Atualização 25/01
Vacina da OXFORD chega na região
foto Maurício Bazílio
via Jornal Beira Rio
Atualização
O clínico geral Márcio Braga, de 51 anos, médico há seis anos pela Prefeitura, é a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 em Itatiaia na manhã desta quarta-feira, dia 20. As primeiras doses da vacina da Coronavac foram aplicadas pela equipe de Imunização de Itatiaia, na Policlínica Municipal, no Centro. O clínico (na foto) falou da emoção de receber a primeira dose da vacina.
– Estou muito orgulhoso por todo esse trabalho que é de todos nós, é de todos os profissionais da saúde. Trabalhamos imensamente nas últimas semanas, a fim de proporcionar o nosso Plano Municipal de Vacinação, isso tudo com a determinação do nosso senhor prefeito, e hoje somos um dos primeiros municípios do Estado do Rio de Janeiro a iniciar, efetivamente, essa vacinação. Tenho a honra de ser vacinado por essa equipe de saúde que muito tem orgulhado a administração pública – disse.
Em seguida, foi a vez da médica clínico geral, Karelia Diaz Exabie, de 34 anos ser vacinada. Desde o início da pandemia, Karelia atua no atendimento a população no Ambulatório de Síndromes Respiratórias (Tenda de triagem da Covid-19), localizada no Hospital Municipal Manoel Martins. A terceira pessoa a ser vacinada foi a coordenadora do setor de Imunização, a enfermeira Andréa Millen Penedo, servidora pública a 23 anos na Rede Municipal de Saúde de Itatiaia.
A Secretaria de Estado de Saúde prevê que a segunda dose, que reforça a imunização, chegará ao município entre duas e quatro semanas.
via Jornal Beira Rio
-------------------------------------------------------------------------------
Atualização
Em Itatiaia, as 325 das 650 doses previstas também chegaram pela manhã,
entregues por volta das 9h30 por um helicóptero do Corpo de Bombeiros do
Rio de Janeiro, que aterrissou no Estádio Municipal Mário Pereira, no
Jardim Itatiaia. O trabalho de imunização terá início nesta
quarta-feira, dia 20, às 8 horas, na Policlínica Municipal, no Centro,
começando pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do
atendimento à doença.
-------------------------------------------------------------------------------
A exemplo do que vem acontecendo em Resende, o município de Itatiaia também tem a previsão de começar a vacinar contra a covid-19 ainda nesta semana. A informação é da Prefeitura local. O processo de imunização começará em até 24 horas após a chegada das primeiras doses. Embora não haja uma data confirmada, a expectativa das autoridades de saúde é que a primeira remessa chegue ao município até quarta-feira, dia 20.
Os primeiros a receberem as vacinas serão os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à doença em toda a rede de saúde municipal. A Secretaria de Saúde do Estado (SES-RJ), enviará no lote inicial a Itatiaia 314 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O órgão estadual prevê que a segunda dose, que reforça a imunização, chegará ao município entre duas e quatro semanas. Nesta segunda, dia 18, chegaram à Itatiaia 10 mil seringas descartáveis.
Essas informações foram divulgadas na tarde de segunda-feira, durante a apresentação do Plano Municipal de Contingência de Vacinação contra a Covid-19, entregue ao prefeito Imberê Alves pelo Secretário de Saúde, Sergio Oliveira, e equipe.
A expectativa das autoridades municipais de saúde é que uma quantidade maior de doses da vacina chegue nos próximos dias, para que seja possível cobrir todo grupo prioritário previsto na primeira fase do Plano Nacional de Vacinação.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Andréa Penedo, será feito um controle rigoroso da aplicação das vacinas para garantir que as doses sejam destinadas somente aos indivíduos do grupo definido. Para facilitar o acompanhamento, neste primeiro momento, as vacinas serão aplicadas na Policlínica Municipal, de acordo com uma lista nominal dos profissionais de saúde que se enquadram nos critérios definidos.
Com isso, a rotina de aplicação de vacinas para outras doenças estará suspensa no Centro, com exceção da vacina BCG, contra tuberculose, que continuará sendo aplicada, às quartas-feiras pela manhã. As demais unidades continuarão aplicando outras vacinas regularmente.
via Jornal Beira Rio
Veja também
Vacina CoronaVac em Resende
Vacina CoronaVac em Bocaina de Minas
Vacinação começa no Brasil, mas....
Mais VACINAÇÃO no Blog &
Comentários
Postar um comentário