Serpentes Atenção

 Anualmente ocorrem aproximadamente 28.000 acidentes com serpentes no Brasil, a maioria ocorre nas zonas rurais e em épocas de muito calor. Elas são animais de sangue frio, por isso não conseguem regular a temperatura corporal como nós, por isso precisam ficar expostas ao sol para se aquecer e se esconder para se resfriar. Devido a isso o verão é a época que elas mais se movimentam e é quando as encontramos com mais frequência.

Como o número de registros de serpentes próximas ao PEPS aumentou, preparamos algumas dicas para manter as serpentes longe de sua casa e em caso de um encontro surpresa, como você deverá agir.

Como evitar:
1. Não acumule lixo ou entulho no quintal, geralmente as serpentes se aproximam dessas áreas para se alimentar dos vetores (Ratos, baratas, sapos e etc.) que usam o lixo como alimento e o entulho como moradia.
2. Mantenha sempre o gramado bem cortado, assim a localização de uma serpente ficara mais fácil.

Caso a encontre:
1. Se distancie com cuidado, sem movimentos bruscos, as serpentes só atacam quando se sentem ameaçadas ou perturbadas, normalmente são tranquilas e se incomodadas avisam com o balançar da cauda ou fazendo o som característico das serpentes.
2. Ligue para o Corpo de Bombeiros de seu município, ou caso esteja próximo do Parque Estadual da Pedra Selada, ligue para o telefone (24) 3387-2318. Mantenha a atenção na serpente para não deixa-la se esconder em outro local.

Em caso de acidentes:
1. Tente olhar as características da serpente, como coloração e formato do corpo.
2. Mantenha a vítima calma, lave o ferimento com água e sabão.
3. Ligue ou peça ajuda para alguém, de forma nenhuma dirija. Alguns venenos podem dar tonturas, alucinações ou descoordenação motora.
4. Aplique compressa gelada no local da picada.
5. Nunca faça torniquete.

É importante manter a calma, pois a agitação faz com que o veneno espalhe-se mais rápido pelo corpo.
Não é preciso levar a serpente ou mata-la; com as características dos sintomas e informações da coloração e formato do corpo da cobra já é possível saber qual soro solucionará o problema.

Locais que possuem soro antiofídico em nossa região:
Resende - CCZ -> (24) 3360-9690
Três Rios - UPA -> (24) 2255-1075
Valença - USS -> (24) 2471-8136
Volta Redonda - SPA -> (24) 3339-4555


 copiado do FB de
Parque Estadual da Pedra Selada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rock In Rio 1985

SupraVive, os três pilares

Caetano e Belchior

CloudBuster de Wilhelm Reich

Instagram SupraVivente JTI e Vídeos nossos

Dia do Cerrado