Visão e ondas eletro magnéticas
"A 'realidade' que vemos ao nosso redor é apenas a mais pequena parte do espectro EM completo, a menor aproximação a um universo muito maior de cores EM. Alguns animais podem ver mais do que nós.
Por exemplo, as abelhas podem ver luz ultravioleta, que é invisível para nós, mas essencial para que as abelhas encontrem o sol mesmo num dia nublado. Desde que as flores evoluíram as suas cores maravilhosas para atrair insetos como as abelhas para polinizá-las, isto significa que as flores são muitas vezes ainda mais espetaculares quando vistas usando luz UV.
Quando eu era criança e li sobre isso, eu me perguntei porque é que só podíamos ver o menor pedaço do espectro EM. Que desperdício, pensei eu. Mas a razão, agora percebo, é que o comprimento de onda de uma onda EM é aproximadamente o tamanho da antena que a produz. Daí, o seu telemóvel tem apenas alguns centímetros de tamanho porque é o tamanho da antena, que é sobre o comprimento de onda das ondas EM que estão a ser transmitidas.
Da mesma forma, o tamanho de uma célula na sua retina é do tamanho do comprimento de onda das cores que pode ver. Daí só podemos ver cores que são do tamanho das nossas células. Todas as outras cores do espectro EM são invisíveis porque são demasiado grandes ou demasiado pequenas para serem detectadas pelas nossas células da retina.
Então, se as células dos nossos olhos tivessem o tamanho de uma casa, talvez consigamos ver toda a rádio e radiação de microondas a girar ao nosso redor. Da mesma forma, se as células dos nossos olhos tivessem o tamanho dos átomos, poderíamos ser capazes de ver radiografias."
de THE GOD EQUATION, > https://bit.ly/MKTGE
Comentários
Postar um comentário