Touro (21 de abril a 20 de maio)

 


Minos era o Rei de Creta e possuía um rebanho de touros excepcionais dedicados ao deus Posseidon. Ele havia feito um pacto com esse deus, prometendo-lhe o mais belo touro branco se Posseidon lhe desse soberania entre os mares. O deus aceitou o pacto e Creta prosperou.
.
Minos, no entanto, era AVARENTO (problema característico de Touro), e quando chegou a hora de sacrificar o animal prometido, decidiu enganar o deus e guardá-lo para si, oferecendo um animal menos bonito em seu lugar. Posseidon, em vingança, pediu a Afrodite para ajudá-lo em seu plano de represália, que por sua vez, afligiu a esposa de Minos - a rainha Pasifae - com um DESEJO INCONTROLÁVEL (outro traço dominante que caracteriza esse signo) pelo touro branco.
.
Pasifae, incapaz de conter seu desejo, pediu que construíssem um touro de madeira onde pudesse se esconder e se unir ao touro branco. O fruto dessa união foi o MINOTAURO, um terrível animal com corpo de homem e cabeça de touro, que se alimentava de carne humana. O Minotauro é símbolo do taurino furioso. Com seu corpo humano e cabeça de animal, tem sua humanidade completamente ocultada por seus desejos violentos. Sendo a marca da vergonha de Minos, ele foi enclausurado num labirinto complexo e impenetrável, onde eram jogados regularmente jovens filhos de vassalos para aplacar o APETITE INSACIÁVEL (outra grande característica de taurinos) por carne humana.
.
O Minotauro permaneceu no labirinto por muito tempo, até que TESEU, filho do rei de Atenas, juntou-se voluntariamente aos jovens que iriam ser sacrificados. Com a ajuda de Ariadne - filha do rei Minos - e seu famoso NOVELO DE LINHA, conseguiu chegar até o interior do labirinto, matar o Minotauro e retornar para comprovar sua façanha. Dessa forma, foi feito o rei de Creta, casando-se com a filha de Minos.
.
Ambos - TESEU e MINOTAURO - são aspectos de Touro. Dentro de cada taurino existe esse conflito fundamental entre o lado HUMANO, HEROICO e o lado BESTIAL, com seus apetites desenfreados, produto do desejo violento de seus pais. O DESEJO é a força dominante no taurino - seja por satisfação sexual, comida, bebida, dinheiro, conforto, posição pessoal ou qualquer outro em que se possa pensar.
.
Quando um taurino se torna CEGO PELA OBSESSÃO DO OBJETO DE SEU DESEJO, não há o que o segure. É como um rolo compressor em movimento; talvez ele precise de um tempo para saber exatamente aquilo que quer e mais um tempinho para esquentar o motor; mas uma vez decidido, nada nesta terra o fará parar. O truque consiste em REFREAR OS DESEJOS para torná-los úteis ao homem, evitando aqueles que arrastem-nos consigo e assegurando que os desejos não devorem a carne - assim como a mente e a alma - humana.
.
Notem que Teseu teve sucesso exclusivamente por causa do NOVELO DE LINHA, que tem relação com o plano pré concebido e sua finalidade. Normalmente, o taurino entra em labirintos às cegas, pois geralmente não prevê com a antecedência necessária, que haverá um momento em que queira sair dele. Mas, quando há esse dom de previdência, seu dever se torna bem fácil.
Da mesma forma, o labirinto é um EMARANHADO DE MOTIVOS E EMOÇÕES HUMANAS que muitas vezes derrubam o taurino. Devido a seu AMOR AO SIMPLES e a sua aversão a qualquer interferência, rodeios, meias palavras, sutilezas, entrelinhas, indiretas e ambiguidades, ele muitas vezes perde seu rumo no labirinto do relacionamento humano e em seu próprio interior. ELE PRECISA, E MUITO, DO SEU NOVELO DE LINHA, isto é, de um rumo certo e de uma ideia bem estruturada do mapa local. Conseguindo isso, seguirá no caminho certo.
....
Sol pairando pelo signo mais leal, tenaz, sensual, estrutural, terreno e fixo do zodíaco. BEM VINDO, TOURO!

Comentários

  1. Salve, Rui! Me diz, de onde veio esse texto tem sobre os outros signos? Que interessante descrição!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rock In Rio 1985

SupraVive, os três pilares

CloudBuster de Wilhelm Reich

Instagram SupraVivente JTI e Vídeos nossos

Dia do Cerrado

Abertura da SU.BLI.MAR de Sandro Lonan com Mariana B. de Mello